Daniel Leão, 44 anos, triatleta.

Daniel Leão, 44 anos, triatleta.

"Preciso de perder peso, vou fazer um Ironman antes de completar o próximo aniversário! Oh Silvia! Quantos metros tem esta piscina? Ok! Tenho de nadar isto 152 vezes para fazer a primeira etapa! Hoje pelo menos faço uma!". Fui para a parte mais funda e comecei a nadar para a zona que tinha pé! Ao contrário cansava me na zona sem pé e podia ser um problema. Não consegui fazer os 25 metros seguidos! "Mas em um ano isto deve estar resolvido!"

Nesta altura estava com a família a viver no Dubai! Finais de Maio de 2017, uma ou duas semanas antes de fazer 38 anos! Tinha me pesado recentemente e estava muito perto dos 140kg. Além do peso, as análises clínicas não estavam ótimas, nenhuma tragédia, mas com tendência a piorar. E começaram a aparecer as primeiras crises de ácido úrico uns meses antes. Tudo somado, alguma coisa tinha de fazer se queria ver os meus filhos adultos.

De onde nasceu a ideia? Como é normal, quando estamos a viver numa cidade estrangeira, prestamos muito mais atenção aos feitos dos nossos conterrâneos a viver na região, mesmo que não exista qualquer tipo de laços. Também existe o orgulho alheio. Neste caso seguíamos as enormes façanhas de Maria da Conceição que estava a fazer 6 Ironman em 6 continentes em 52 dias, e no caso de conseguir, seria a mulher conseguir tal feito em menos tempo. E conseguiu. Tem o seu diploma do Guinness por tal evento, entre outros. Historia inspiradora a que aconselho fortemente darem um olhinho e apoiarem a causa da Fundação Maria Cristina se conseguirem. Comprei o livro dela e a sua leitura foi a motivação que faltava.

Desportivamente zero até à data! Não conseguia nadar 10 metros e técnica zero! Nunca tinha pedalado com pedais de encaixe mas sabia andar de bicicleta. Quem aprende nunca esquece e é verdade. Desde os meus 16/17 anos que não pedalava, mas não era por causa disso que ia cair. Correr, sempre destetei, até começar este capítulo da minha vida. Na altura da decisão encarei como sendo um mal necessário para atingir um objetivo maior. Tão errado que estava à cerca da corrida!

A coisa mais parecida com desporto que tinha feito até então foram uns pontapés numa bola, de forma muito ocasional. Sem jeitinho nenhum, lá ia pontualmente para uns jogos da empresa, a ponta de lança esquecido ou guarda-redes, que era onde chateava menos ou uns treinos de veteranos onde mesmo com muitos anos a menos era de longe o pior jogador. Também tinha tido 2 incursões num ginásio que não duraram mais de 1 mês cada uma delas! Assim se resumem os primeiros 20 anos de desporto na minha vida adulta.

Ainda nessa tarde na piscina, fui pesquisar e o último IronMan antes de fazer os 39, seria Lanzarote a 26 de Maio de 2018! E pronto! Já tínhamos objetivo, já tínhamos data e já tínhamos motivação! Só falta saber onde me estava a meter, faltava um plano, faltava razoabilidade e claridade no que estava a imaginar.

Assim começou uma paixão para a vida! O Desporto em geral e o Triatlo em particular!

Claro que o IronMan não aconteceu antes dos 39 anos mas sim logo após os 43, claro que existiu muitos altos e baixos, claro que cometi todos os erros de principiantes aprendendo com eles, claro que ainda estou longe daquilo que imaginava que conseguiria com um IronMan. Mas já atingi o objetivo que não sabia que queria, ser saudável a fazer desporto. A meta de peso será a que me tiver destinada.

De 2018 a 2023 consegui perder cerca de 22 kilos. Sempres focado atingir os objetivos de peso pelo desporto. Mas não baixava mais do que aquilo e o peso estabilizou nos últimos 2 anos. 2024 comecei a jornada de me alimentar de forma correta e os resultados estão a ser fantásticos.

Vamos continuar a escrever páginas neste livro da minha aventura, sendo que está projetado um capítulo especial para 2024 com 3 Triatlos na distância Ironman, 5 Triatlos na distancia Half IronMan, 5 Maratonas das quais 2 já realizadas com emoções fantásticas, 10km a nadar e muitas outras atividades.

Espero fazer muito em breve uma prova com dois dígitos de peso, espero continuar com esta paixão e espero continuar a motivar outros a tentarem. Não com a frase “porque não, até o gordo consegue”.
Voltar para o blogue

1 comentário

Bela história que vou acompanhando.

João

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.